Bonito - Mato Grosso do Sul
Bonito é um município brasileiro com aproximadamente 20 Mil habitatantes situado no estado de Mato Grosso do Sul, a 290km da capital Campo Grande.
Pólo do ecoturismo em nível mundial, eleito 13 vezes "O Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil" e "O Melhor Destino de Ecoturismo Sustentável do Mundo".
Suas principais atrações são as paisagens naturais, os mergulhos em rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas, cavernas e dolinas. Juntamente com as cidades de Jardim, Guia Lopes da Laguna e Bodoquena, é o principal município que integra o complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.
Os atrativos estão localizados em fazendas, a grande maioria particulares, onde os proprietários investem alto na infra-estrutura de atendimentoe visitação.
Estes passeios são organizados pelas agências de turismo local e só podem ser realizados com acompanhamento de um Guia de Turismo credenciado pela Embratur.
A consciência ecológica vinda da necessidade de preservação destas belezas naturais é percebida na forma como se maneja o turismo.
Os passeios em Bonito são diversificadas e atendem a todo tipo de público, tanto aos adeptos de aventura quanto aqueles que preferem a visitação contemplativa. Os passeios são divididos por:
As atividades em Bonito são diversificadas e atendem a todo tipo de público, tanto aos adeptos de aventura quanto aqueles que preferem a visitação contemplativa. Os passeios se dividem da seguinte forma:
-
Flutuação - Utilizando máscara e "snorkel" o cliente desce pelos rios observando a fauna e flora subaquáticas.
-
Cachoeiras - Por meio de trilhas é possível visitar várias cachoeiras onde se pode nadar ou apenas contemplar a paisagem.
-
Grutas - Exemplo de visitação contemplativa algumas grutas estão abertas ao turismo.
-
Cavalgada - Existem algumas opções para cavalgadas curtas em torno 2 horas.
-
Bote - Os passeios de Bote inflável pelo Rio Formoso são bastante tranqüilos e não são considerados "rafting".
-
Rapel - Os passeios de rapel podem ser feitos em caverna ou a partir de plataformas e são considerados passeios radicais.
-
Arborismo - São trilhas de obstáculos com cordas passando pelo alto das árvores com dificuldade técnicas variadas.
-
Mergulho - São atividades com equipamento de mergulho autônomo (cilindro) que podem ser feitas nos rios e lagos da região.
-
Balneários - São áreas de lazer para banhistas e pessoas que querem relaxar ou tomar banhos de sol.

